MOCAJEE CROSS: o verdadeiro off-road do cerrado!

Criado em 2004,  a partir  de um conjunto de idéias de pessoas simpatizantes a este tipo esporte, O MOCAJEE CROSS teve como autor intelectual o Sr. Zé Paim. O nome MOCAJEE, surgiu da integração de Motos, Cavalos e Jeeps.

A sua primeira edição foi a título de confraternização,  totalmente amador, não houve competições, os participantes do 1º MOCAJEE CROSS, em sua maioria trilheiros de Ipameri-GO , se divertiram com as trilhas, churrasco “boi na brasa” e muito forró além da tradicional Cavalgada Ecológica.

Já o   2º MOCAJEE de 2005, foi   uma surpresa em todos os sentidos: público, presença de autoridades, festividades e como evento esportivo. Estima-se a participação de mais de 20.000 pessoas e

  • 300 MO totrilheiros
  • 700 CA valeiros
  • 200 JEE peiros.

Diante de tal resultado, onde os organizadores perceberam que não se tratava mais de uma pequena diversão para poucas pessoas, mas sim, de um evento  autônomo e parte do calendário oficial das festividades, não só municipal ou regional, mas de caráter nacional, face a diversidade de participantes.

Assim  foi  criado o MOCAJEE OF ROAD CLUBE DE IPAMERI, uma Associação de eventos Comunitários, sem fins lucrativos  inscrita no CNPJ sob o nº 07.850186/0007-17, com sede á Rua Intendente José Vaz nº 42, sala 02, centro de Ipameri-Goiás. Com a finalidade de integrar órgãos e pessoas interessadas em melhorar as condições esportivas e sociais da comunidade e ao mesmo tempo promovendo a prática de um esporte radical, á Associação tem o compromisso de reverter toda receita arrecada com o evento em prol do Povoado da Vendinha, ampliando assim sua infra-estrutura.

Em 2006 o 3º MOCAJEE CROSS, foi realizado pela Associação, onde buscou dar aos participantes melhores condições de acomodações, segurança  e diversões. Mais uma vez, o evento superou todas as expectativas   e surpreendeu os organizadores com o sucesso alcançado,  com um público  acima de 30.000 pessoas, extrapolou fronteiras e demonstrou que o esporte radical integrando homens, animais, máquinas e natureza, tem espaço garantido em todo país.

Em 2007 e 2008 o MOCAJEE CROSS foi realizado em parceria com a FJ Produções e Eventos, empresa situada em Brasília-DF, que apoio de forma a engrandecer este evento.

O MOCAJEE CROSS DE IPAMERI, é realizado no Povoado da Vendinha, que fica  25KM da cidade, na Rod GO 213 que liga Ipameri a Caldas Novas.
O público tem acesso gratuito no local do evento, podendo assistir as competições, enfim participar da programação sem pagar ingressos.

Objetivo

  • Tornar-se uma das etapas do Campeonato Centro-Oeste de Jepp Cross e Motocross;
  • Promover a prática de esportes radicais integrando e preservando o Meio Ambiente;
  • Promover o turismo ecológico de caráter regional, envolvendo as cidades; de Caldas Novas, Três Ranchos e todo Roteiro da Estrada de Ferro e das Águas;
  • Promoção do lazer através de uma prática educativa voltada para a preservação do Meio Ambiente;
  • Os participantes além de interagirem com a natureza, plantam mudas de várias espécie de árvores e removem todo o lixo produzido durante os três dias de evento;

É um evento ímpar que permite efetivamente a integração regional.

Público Alvo

O público alvo do MOCAJEE CROSS é bem diversificado, fase a integração que existe entre os participantes, onde interagem de maneira harmônica homens, máquinas e animais.
Com um público acima de 30.000 pessoas o 5º MOCAJEE CROSS DE IPAMERI, ultrapassou fronteiras, pois contou com um público das mais diferentes regiões do país, como: interior de Goiás, Brasília. Goiânia, Triângulo Mineiro, São Paulo, Mato Grosso e região Sul.
Vale salientar a animação e participação das pessoas nas partes esportivas e festivas.

Realização

  • A Prefeitura Municipal de Ipameri assumiu o evento Mocajee Cross 2009 visando a continuidade da realização, o lazer da comunidade, bem como a consolidação do esporte radical no município.
  • Em 2013 a Prefeitura Municipal de Ipameri visando estabelecer o turismo no município, prepara uma mega estrutura para recepcionar os visitantes, além das competições tradicionais o evento contará com Show’s  e várias outras atrações artísticas, praça de alimentação, área de camping, segurança  e toda infraestrutura necessária para que esta seja uma das melhores edições do evento.